Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012


Convidado

/ #498

2011-11-01 00:38

GOSTARIA DE COMPARTILHAR COM VOCES E-MAIL QUE TIVE A OPORTUNIDADE DE TER ACESSO DE UM PAI ENVIADO AO COLEGIO... MUITO BEM COLOCADO E RESUME TODA ESTA SITUAÇÃO:


Prezada Sra. Celina,


Foi com muita surpresa e indignação que recebemos correspondência do Porto Seguro anunciando os valores a serem pagos em 2012. Surpresa, pois ao longo destes anos que mantemos uma relação financeira / pessoal não me lembro de quando o Colégio Porto Seguro tenha reajustado os valores de suas anuidades em percentuais tão discrepantes com a realidade do mercado.

Nestes últimos meses, tenho recebido os reajustes anuais de vários serviços que me são prestados como NET TV , Gás, Siemens (Segurança) , Telefones (Fixo e Celular) , Agua , Luz , eletricidade, condomínios (Residencial e comercial), Clube, Planos de Saúde, Faculdade , Seguro de casa e veiculo, etc. etc. e ABSOLUTAMENTE nenhum dos prestadores de serviços efetivou aumentos maiores que 8 %, que aliás foi o teto do IGPM.

Devo confessar-lhe ainda que na empresa que trabalho (ligada ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC) o aumento repassado aos funcionários foi de 10,8% sendo que destes, 3 % foi dado a titulo de aumento real, não tendo este aumento sido repassado a salários maiores ou para níveis de supervisão, Gerencia e Diretoria, pois nestes níveis são levados em conta o desempenho pessoal de cada um para repasse de aumentos que não supera os 10,8 % acima.

Por falar em desempenho , esta poderia ser uma das justificativas por parte da escola para justificar o aumento reportado, mas infelizmente para nós pais esta suposta melhoria de desempenho não é percebida, pois não vemos ainda o Porto Seguro como uma das escolas que coloca alunos em faculdades de ponta como Medicina (Pinheiros e Paulista ) Engenharia (Poli , ITA ou escolas federais ) entre outras.

Por falar em ensino médio ... este que muito nos decepciona pois o que percebemos são alunos focados nas festas de formatura, na viagem a Porto seguro , nas comemorações semanais que não focam no objetivo principal que deveria ser o Vestibular ! Parece estar criada a cultura que o terceiro ano do ensino médio é caracterizado por uma prolongada festa de despedida da escola. Em função disto muitos pais, nos quais me incluo, colocam seus filhos em cursinhos pré-vestibular na tentativa de cobrir as lacunas deixadas pela escola nesta área.
Outra justificativa poderia ser um aumento de 20 % na folha de pagamento dos professores e funcionários com o objetivo de se melhorar a qualidade do ensino , fazendo com que os alunos , principalmente do ensino medio por exemplo tivessem um maior foco no vestibular e na sua carreira futura, mas este não me parece ter sido o caso

Com relação ao produto que minha empresa fabrica, nos vemos obrigados a estar em constante renovação trazendo ao mercado tecnologias de ponta sem nenhum aumento de custo para o cliente final , pois um aumento de 18 % em nossos produtos simplesmente nos tiraria do mercado. Buscamos então outras formas de reduzir os custos dos produtos ou mesmo redução nos custos estruturais para continuarmos sendo competitivos com produtos de excelência. Será que o Porto Seguro não deveria buscar em outras áreas as soluções para obter excelência sem aumento tão expressivo de custos ? Será que não cabe ao Porto Seguro como educadora de futuros empreendedores mostrar como se consegue atingir melhores níveis de educação sem aumentar as suas anualidades ?

Aumentar a anuidade neste nível é tentar elitizar mais a escola já tão elitizada. Colocar nela mais pais do tipo que pagam, para se livrar das responsabilidades de educar seus próprios filhos. Povoar mais a escola de "filhinhos de papai" descomprometidos com o estudo e a educação. Quanto mais cara a escola mais percebemos este tipo de atitude. E onde está o comprometimento com a educação ?

Isto posto , fica aqui a minha total indignação e protesto com a postura da escola em aumentar as suas mensalidades em 18% sem uma justificativa clara aos pais. Confesso que, individualmente o que posso fazer neste momento é lhe escrever indignado esperando que a diretoria da escola e da mantenedora revejam esta situação voltando a exercer aumentos compatíveis com o mercado. Seria uma atitude muito radical retirar desta escola minha filha mais nova quebrando um ciclo da vida dela. Mas creio que infelizmente ela não venha a fazer o ensino médio no Porto por tudo que coloco aqui.

O mais triste é perceber que vários pais se sentindo impotentes perante esta situação, se organizam em grupos e abaixo assinados com adesão maciça para procurar órgãos governamentais como MEC e PROCOM para tentar procurar seus direitos revertendo esta situação.

Os pais ganhando ou perdendo, quem perde é a escola pois a imagem da mesma ficará mais uma vez abalada ! Já não bastava a reportagem negativa da VEJA (sobre a qual me solidarizei com a escola, escrevendo diretamente ao Sr. Victor Civita da Abril) ?. Não bastou o péssimo desempenho nos ENEMs nos últimos anos anunciados aos quatro ventos pela mídia, e ainda a fama de não pontuar nas principais faculdades e universidades do Brasil ? O Colégio Porto Seguro não precisa de um novo vexame perante a opinião publica, da imagem de uma escola que aumenta suas prestações muito acima da realidade (Tipo de assunto amplamente discutido em telejornais e jornais a cada inicio de ano nos quais não gostaríamos de estar inclusos).


Respeitosa e indignadamente