Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012

Marcelo Soares

/ #723 Re: Cláusulas do Contrato

2011-11-08 17:51

#678: Marcelo Soares - Cláusulas do Contrato

Caros pais,

Hoje fui ao Colégio para ler os documentos “Regimento Escolar” e “Plano Escolar”. Saliento que fui muito bem atenciosamente atendido pela Sra. Marilene e pela Da. Celina. O Colégio possui esses documentos referentes ao ano de 2011, porém os documentos referentes ao ano de 2012 somente estarão disponíveis a partir de março de 2012. Informaram-me que os mesmos documentos são enviados à Secretaria de Educação, subordinada ao MEC, e que são também publicados no Diário Oficial. No livro Ação Educativa que é enviado aos pais no início de cada ano letivo, parte do texto desses documentos são publicados, o que se refere à parte pedagógica. Porém as questões administrativas estão somente nos documentos acima citados. Em suma fui orientado a manuscrever nas duas cópias do contrato que as cláusulas que se referem aos devidos documentos ficam suspensas, pendentes da análise dos mesmos documentos para o conhecimento, a aceitação, e a submissão, que ocorrerá posteriormente ao mês de março de 2012. Certamente nesse período retornarei ao Colégio para ter o conhecimento desses documentos para enfim poder concordar plenamente com as cláusulas contratuais que os fazem referência.

Com relação à cláusula XIV sobre a veiculação das imagens dos alunos, também fui orientado a manuscrever nas duas cópias do contrato minha discordância dessa cláusula. Ressaltei que foi uma infeliz modificação comparativamente aos anos anteriores, a qual obtive a concordância verbal do Colégio. Existe uma dificuldade nata de transcrever juridicamente as questões ligadas à pedagogia. Enfim, para minha família, minha ação contribuiu positivamente no sentido que o diálogo e a troca de informações e experiências continuam sendo a forma mais construtiva de resolução de insatisfações que tenho com o Colégio. Infelizmente nem todas as expectativas são atendidas, vide a questão do aumento nas mensalidades, mas sem esforço não se obtém resultado. A abstinência e a omissão, e o monólogo por vezes vago e inconseqüente, caminham no sentido oposto. Reitero que ainda espero respostas e ações do Colégio que justifiquem as recentes mudanças, ainda na maioria das vezes arbitrárias. O Colégio precisa construir melhor um diálogo com as famílias, melhorar sua comunicação, e aumentar a transparência de suas ações. Somente com isso reconstruiremos a confiança para que juntos proporcionemos um futuro melhor aos nossos filhos, alunos do Colégio.

Marcelo Soares