Petição pela melhoria das ruas e estradas de acesso à localidade da Corte Pequena
Excelentíssimos,
Venho, através desta petição pública, expressar a minha profunda preocupação e descontentamento com o estado deplorável das ruas e estradas de acesso à localidade da Corte Pequena, pertencente ao concelho e freguesia de Mértola.
Esta petição é apoiada por cidadãos preocupados, não só com a preservação de património público, mas especialmente com a segurança e condição de vida dos moradores. A situação é urgente. Os habitantes, na sua totalidade idosos com mobilidade comprometida, veem-se obrigados a caminhar por estas ruas cheias de buracos, pedras e irregularidades. Complementando, existe o exemplo de um morador, vitima de um AVC que tem medo de sair de casa devido ao perigo de queda. Não podemos permitir que se fale na preocupação em combater o isolamento de idosos e não se fazer nada acerca de situações como estas, já expostas diversas vezes ao longo dos anos.
Com as estradas nestas condições, moradores encontram-se dependentes de familiares, muitas vezes residentes longe da localidade, para fornecer bens essenciais, uma vez que já não há comércio que se queira deslocar à localidade devido às condições das estradas. Mais escandaloso que isto tornam-se os casos de ambulâncias que se recusam a transportar residentes, sempre pela mesma razão. O meu próprio avô, há cerca de 6 anos atrás, teve que ser transportado pelo carro de fogo dos bombeiros para depois trocar para uma ambulância em Mértola, dirigindo-se só depois para o centro hospitalar para receber um tratamento.
Para chegar a esta localidade é necessário percorrer cerca de 5km de terra batida, mais concretamente constituída de pedras, em condições miseráveis como visto nas fotos anexadas.
Após diversas tentativas de contacto com o presidente da câmara por familiares dos moradores, na esperança de se arranjar uma solução, a única resposta obtida foi que um projeto de requalificação estaria dentro dos planos. Para quando? Não sabia.
Acredito que uma requalificação das estradas da Corte Pequena pode, não só melhorar os acessos para os Canais, tão visitados por turistas e Clube Náutico, mas mais importantemente, melhorar a qualidade de vida de moradores que pagam os seus impostos e têm todo o direito a uma qualidade de vida melhor, já para não falar do respeito dos seus governadores.
Na expectativa de que as nossas preocupações sejam ouvidas e atendidas, subscrevo esta petição pública e aguardo com otimismo uma ação enérgica por parte das autoridades competentes.
Com elevada estima,
Ana Correia Contactar o autor da petição