Petição pública pela saída em segurança dos alunos da Escola Básica 2+3 de Vale de Milhaços

Nós, encarregados de educação, pais e responsáveis pelos alunos da Escola Básica 2+3 de Vale de Milhaços, vimos desta forma transmitir a nossa preocupação e indignação em relação à precariedade do portão por onde as crianças, do turno da manhã, saem da escola e o percurso que fazem até Casa e ou Centros de Estudo. Foi indicado que as crianças dos 6º, 7º e 9º anos terão de sair pelo portão traseiro pelas 13h25, uma rua sem saída e sem condições – Rua 1º de Dezembro (fotos em anexo) e uma saída sem controle dos cartões onde está especificada as autorizações dadas pelos E.E. para saídas.   Existem diversos fatores que põem em causa a integridade das nossas crianças, nomeadamente:  
1 - Falta de controle de saídas: não existe posto de controlo dos cartões, logo não existe controlo de quem está autorizado a sair.
2 - Falta de condições de acessos: ruas não pavimentadas, valas a céu aberto, passeios não cuidados ou inexistentes.
3 - Acessos inseguros: trata-se de uma rua estreita e sem saída, onde os carros circulam com dificuldade e se acumulam não deixando espaço para as crianças passarem, sendo que para além de tentarem chegar ao portão (trata-se de um beco) estacionam ainda nos passeios, obrigando as crianças a circular pela estrada.
4 - Não existe qualquer passadeira no local ou sequer sinalização de trânsito a indicar que está ali uma escola.
5 - Local escondido, inseguro para crianças que vão sozinhas, para casa ou para os ATL.
6 - Não existe iluminação no local e existe ainda uma vala que é saltada constantemente e de forma insegura pelas crianças.   Não entendemos a aplicação desta norma, havendo 2 portões, na frente da escola, com todas as condições, de segurança, acessos, estacionamento e transporte.   Sabemos que esta saída começou a ser utilizada no período do COVID e mantém-se com a justificação de que é a hora em que a totalidade das crianças, que frequentam a escola, se cruzam - havendo dificuldade em supervisionar as entradas/saídas visto só existir um terminal de controlo de cartões e o aumento de trânsito inerente.                        

Dado que nos foi garantido que o portão secundário estará vigiado por um funcionário da escola e será implementado um terminal, achamos que uma das 2 hipóteses deverá ser cumprida:

Hipótese 1 - Que essas condições (terminal de controlo de cartões) sejam implementadas no portão principal ou no portão de cargas e descargas - locais com passeios, passadeiras, visíveis e seguros.  

Hipótese 2 - Que sejam implementadas todas as condições para as crianças saírem em segurança, nomeadamente:  

·       vedar ao trânsito o beco sem saída;

·       calcetar ou alcatroar o beco, pois em dias de chuva estará tudo lamacento ·       fazer uma passagem (ponte) por cima da vala, como tem mais à frente, evitando assim que haja ali algum acidente quando as crianças passam nela;

·       colocação de pinos ao longo do passeio para que as crianças possam usá-los sem que estejam carros lá estacionados;

·       colocação de passadeiras, assim como sinalização de trânsito em que indica estar uma escola no local;

·       colocação de iluminação no beco, sabemos que se trata de uma saída pela tarde, mas ainda assim, achamos que poderá ser benéfico futuramente;

·       manutenção dos passeios, que se encontram cheios de ervas e em parte nem estão calcetados;

·       garantir a passagem da polícia segura à hora de saída regularmente, evitando assim que haja situações indesejáveis, sejam relativas ao trânsito ou relativas ao trajeto mais isolado das crianças.      fotos_montagem.png


Encarregados de Educação dos alunos da EB 2+3 Vale de Milhaços    Contactar o autor da petição