Publicação dos Resultados do Apoio de Emergência a Artista e á cultura da Fundação Calouste Gulbenkian
Na sequência da abertura do Apoio de Emergência a Artistas e á Cultura da Fundação Calouste Gulbenkian, uma vez que se detetou que uma larga maioria dos Artistas e Pequenas Entidades Culturais realmente afetadas pela Pandemia Atual que se vive Mundialmente, viram todos os seus apoios recusados pela Fundação Calouste Gulbenkian, alegando esta por escrito em resposta ao declinio do Apoio de Emergência:
"A Fundação Calouste Gulbenkian agradece a sua candidatura ao Apoio de Emergência a Artistas e à Cultura. A enorme adesão a este concurso por parte do sector cultural confirmou a nossa perceção de que este é, seguramente, um dos mais afetados pela presente crise.
O número de solicitações que recebemos não nos permite, infelizmente, dar uma resposta positiva à sua candidatura, uma vez que a totalidade dos pedidos recebidos ultrapassa, em muito, a verba disponível para este apoio.
Ao Júri coube a tarefa, extraordinariamente difícil, de selecionar os artistas e as estruturas que serão apoiadas. Procurou-se uma seriação equitativa que salvaguardasse os objetivos assumidos para este apoio, ou seja, proteger a criação artística e minimizar os prejuízos sofridos pelos profissionais das Artes nos domínios e tipologias em que a Fundação habitualmente atua. Além disso, procurou-se atender a todas as áreas artísticas consideradas no concurso, para além de tomar em linha de conta preocupações relacionadas com a possibilidade de também incluir aqueles que exercem atividade há menos tempo, para além de considerações quanto ao género e à distribuição regional.
Reiteramos o nosso agradecimento pela sua candidatura.
A Fundação Gulbenkian continuará a apostar na cultura e a apoiar o trabalho dos artistas para que possam retomar a sua atividade tão necessária à sociedade, depois de passada esta crise.
Com os melhores cumprimentos."
Dado que o Apoio de Emergência da Fundação Calouste Gulbenkian era de uns largos milhões de Euros, e dado que na candidatura visava que não era possivel recurso á decisão final, visa esta Petição que a Calouste Gulbenkian, num ato de transparência na atribuição das Verbas que dispunha para Apoios nesta área, PONHA A PUBLICO AS ENTIDADES E ARTISTAS QUE FORAM ALVO DE APROVAÇÃO E OS VALORES ATRIBUIDOS ÁS MESMAS.
Uma vez que deve ser prevalecido o direito da igualdade, esta verba deveria ser dividida equitativamente entre todos os candidatos e não apenas para alguns, como se verificou mais uma vez.
Esta Petição é feita na sequencia de possibilitar uma analise Publica, á descrepancia dos valores atribuidos.
Luis Viegas Contactar o autor da petição