Criação da ORDEM DOS ARTISTAS

Quoted post

To Kill a Mockingjay

#16 NÃO a uma ordem dos artistas

2016-07-16 03:26

Não dá para fazer uma anti-petição?

No outro dia soube de um famosíssimo pianista russo que esteve em portugal 1 ano, e, no entretanto queria dar aulas e fazer algumas masterclasses num conservatório de música em gaia, não pôde porque tinha de ter no currículo equivalência ao grau português de professor..... por favor! Um pianista genial e não pode dar aulas em portugal?

Um escritor pode ser professor de língua portuguesa, mas pode também ser de matemática ou ciências, tal é a fonte de muitas obras literárias de fantasia e ficção científica, porque é que teria de fazer parte de uma ordem para melhorar a sua escrita, ou melhor dizendo, certificar a sua escrita?

Um actor profissional o que é que faz melhor do que um actor amador e quem decide isso? A única diferença é que ganha dinheiro, já vi muitos actores amadores fazer um melhor papel que profissionais, devendo dizer que mais de metade dos actores em portugal são amadores. Como é que se sentiriam os amadores ao criar um meio que distingue os profissionais como melhores que os amadores?

 

Uma ordem dos artistas só irá criar mais barreiras à produção e entrada de pessoas no mundo das artes como já acontece com os tubarões das ordens de advogados ,as desnecessárias e altíssimas notas no curso de medicina (comparem com as médias em Espanha e vejam quantos médicos estão a contratar desse país) para a ordem dos médicos e altíssimos custos de entrada na ordem dos psicólogos ao ponto de terem de muitas vezes de pagar para trabalhar... Criar uma ordem dos artistas seria negar a liberdade de ir e vir à arte.. até eu detesto DJ's e acho que são um bocado usurpadores de musica alheia, mas até eles são importantes. A arte não se faz por inspiração divina, faz-se por se aprender com mais arte, se fecharem o círculo fecham o acesso de todas as pessoas, até daquelas que não têm possibilidades mas querem melhorar o seu ofício e mestria.

A arte pode até ser uma profissão, e podem até muitos artistas pensarem que devem ser distinguidos daqueles que 'não são artistas', mas não deve a própria arte ser discutida? Penso que esses que se acham merecedores de distinção têm medo de ver a sua arte falhar, mas não se preocupem, não falha, se é discutido é porque causa impressão! Mas se, criarem uma ordem irão fechar-se entre si mesmos, primeiro sem darem oportunidade de muita gente poder entrar neste mundo, e segundo levando à diminuição do público e das pessoas que participam nessa mesma discussão, e consequentemente levando ao falhanço dessa mesma arte que tanto queria preservar.

 

Esta ordem parece uma forma fácil de arranjar dinheiro e explorar os artistas, que podem ser qualquer um.

Eu por exemplo tenho aulas particulares e sei que sou bom no que faço, não graças ao ensino generalizado, quero ter sucesso com a minha arte e tenho de pagar a uma ordem para isso? Era só o que faltava, quando já tanto me custou chegar aqui!

 

A arte é vida, é imperfeita, não deve ser negada a ninguém, a via profissional artística é uma via que deve permanecer subjectiva, pois é essa a sua natureza (a via artística profissional ou semi-profissional ou amadora levam aos mesmos resultados).

 

Respostas

Um actor velhinho

#17 Re: NÃO a uma ordem dos artistas

2016-07-16 09:37:43

#16: To Kill a Mockingjay - NÃO a uma ordem dos artistas  

 A Ordem é gratuita para para todos os Artistas, ao contrário do Sindicato e de agências, por isso a dirigem ao Estado.

 

Depois por causa dos exemplos que diz é urgente e não é mal algum ser amador, mas não pode haver confusão.

 

Os jogadores da coletividade não podem de um dia para o outro substituir um jogador no Bemfica, sem fazerem o seu caminho e inscrever-se na profissionalização.

 

Têm o seu estatuto e deveres fiscos e proteção.

 

O mérito é outra coisa, qualquer eu pode ter, amador ou profissional.

 

Náo se deve temer nada, porque porque ordenar não põe em causa a criatividade e o lado criativo espontânea do artista.

 

Tem de haver parâmetros, para não ser como agora, recebem isenções de impostos uns, outras nada e os bilhetes de teatro têm o mesmo preço sejam amadoras ou profissionais.

 

Mas antes, vinte e tal anos, acabou a ATA, Associação de Teatro de Amadores, onde se inscreviam os grupos para serem reconhecidos como tal, havendo um festival E tudo.

Isso deve ser impulsionado para os Amadores. 

 

 

O importamte é acabar com as anarquias dos procedimentos, da ética e apoiar e ajudar os Artistas, por isso apoio e aplaudo a Ordem dos Artistas.