QUEREMOS O TAFAMIDIS EM PORTUGAL!!!

Contactar o autor da petição

Este tópico de discussão foi criado automaticamente da petição QUEREMOS O TAFAMIDIS EM PORTUGAL!!!.


Convidado

#76

2011-06-03 17:28

Pela permanecia com qualidade de vida com os nossos filhos, assinem... temos de os ver crescer!!!

Convidado

#77

2011-06-06 02:49

O tafamidis precisa ser liberado em todo mundo!!
Muitos precisam desta esperança pela vida!

Convidado

#78

2011-06-06 14:43

espero que seja para Breve a Disponibilizaçao do "TAFAMIDIS" em portugal pois o tempo nao para e em termos de opçoes é muito mais viavel tomar o farmaco diariamente do que ser sujeito a uma entervençao cirurgica complexa que acarreta varios riscos...

Convidado

#79

2011-06-06 20:24

Assino porque hoje ajudamos - mas amanhã podemos precisar de ajuda FORÇA....

Convidado

#80

2011-06-07 23:46

vamos la pessoal...esta na hora de comecar a pensar um pouco nos outros e no que precisam...hoje sao outros que precisam,amanha poderemos ser nos ou alguem que a gente ame..
Helena Almeida

#81 Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces.

2011-06-08 17:06

Estava a pensar criar uma petição para este tema... fiquei muito contente por vos encontrar!
Há que unir esforços e marcar a agenda mediática servindo como pressão sobre o novo governo PSD-CDS!
É ridículo o que se está a passar! Os nossos doentes esperam há 2 anos pelo tratamento! E 2 anos são ouro na vida dos nossos doentes!
Revolta....

#82 Re: Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces.

2011-06-08 19:50

#81: Helena Almeida - Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces.

Já existe o direito a este medicamento. Os pacientes só ainda não usufruem dele por causa da médica responsável, que se recusa a passar o relatório médico de cada um, ou a Receita se assim o preferirem, para ser colocado na farmácia hospitalar do Sto. António e assim este pedir ao infarmed, que já me respondeu que só depois da receita lhes chegar às mãos, em cinco dias dão o deferimento para o irem buscar a França. Mais informo, que um assinante já postou aqui a legislação que diz que, se um país europeu disponibiliza um certo medicamento, mesmo que com uma autorização especial (caso de França) qualquer outro cidadão europeu tem direito a ele, para isso basta seguir o procedimento que descrevi nas linhas acima. Claro que isto tudo é muito bonito, mas acho que a receita só não existe porque os médicos responsáveis não vão querer ir contra a entidade patronal, que é o hospital, que por sua vez é quem paga o medicamento. Isto é crime, negação de auxilio, é o que estes médicos fazem, vão contra os direitos fundamentais humanos.

Resumindo é dinheiro de que se fala. E ele é escasso! É necessário noutros Departamentos!!! Como nos novos carros do novo Governo, que não vai querer andar nos mesmos que o antigo andou, ainda por cima de outra cor partidária. Ou então para a frota de Mercedes da empresa pública CP que se falou esta semana. Ou para os chorudos ordenados dos gestores (que são imensos e desnecessários - muita gente a mandar na mesma empresa (Boys)) das empresas públicas, etc...

Estou cansado, são muitos lobbies contra quem lutar!!! Mas não desisto!! água mole em pedra dura... há-de furar!!!

Mas que metia, sem excepção, todos os políticos (mesmo os presidentes de junta) dentro de um saco e enviá-los todos pelo Tejo abaixo. Não há um que se aproveite!!! Mas quando vêm eleições o "Zé" prefere ficar em casa invés de ir votar em branco (quarenta e muitos por cento de abstenção em votos em branco era quase uma maioria absoluta)...

Revolta-me os políticos que temos... Mas devem ser o espelho da nossa sociedade actual!!!!

"Virando as costas ao Mundo, Orgulhosamente sós... Oh! Glória Antiga Volta A Nós..." Era uma lavagem de Políticos e de povo que os mete lá em cima!!!!

Somos Cidadãos de segunda, não temos direito à saúde!!!!

VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Helena Almeida

#83 Re:

2011-06-08 21:55

#26: paula -  

Há coisas impossíveis de compreender...

Concordo plenamente consigo: temos que ter filhos de forma consciente. Temos que divulgar o processo de fertilização, que até é 100% gratuito... mas só se o doente for mulher. Se o doente for homem, então a medicação da futura mãe é paga por ela. É só a mim que isto parece ridículo?

Helena Almeida
Convidado

#84 Re: Re: Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces.

2011-06-08 22:05

#82: Revolta.... - Re: Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces. 

Estive a ler o post #38 da Paula com a legislação... a Associação não se pronuncia sobre isto?

Revolta...

#85 Re: Re: Re: Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces.

2011-06-09 12:31

#84: Helena Almeida - Re: Re: Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces.

Peço desculpa, foi um equivoco, não foi aqui que o li, mas sim quando andei a pesquisar a Legislação em vigor que suporta o que disse. Fui procurar de novo e aqui deixo a referida legislação: Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de Agosto, Secção II Artigo 40º Alínea b). Mas aconselho leitura integral deste decreto, porque é muito interessante para o caso, assim como a Deliberação n.º 105/CA/2007, de 1 de Março - Regulamento sobre Autorizações de Utilização Especial e Excepcional de
Medicamentos.

Ainda deixo a resposta do Infarmed me deu, quando lhes perguntei a base de legislação que suporta o procedimento para a aquisição de um medicamento em Autorização de Utilização Especial (AUE) (para este caso se aplica o Tafamidis), havendo a sua disponibilidade também em AUE em outro País da União Europeia (neste caso França) - Nota: Toda a Legislação aqui descrita é interessante, na medida de podermos verificar quantas Leis são abalroadas, desrespeitadas por quem devia ser o primeiro a aplicá-las, porque a saúde não é um direito que nos assiste?:

"Em resposta à solicitação,informa-se que a Autorização de Utilização Especial (AUE) reveste-se decarácter excepcional e é concedida pelo Infarmed a entidades de saúde, públicasou privadas, legalmente autorizadas a adquirir directamente medicamentos, comoé o caso dos hospitais.

Os medicamentos adquiridospor AUE destinam-se ao tratamento dos doentes internados podendo, nalguns casosexcepcionais, a sua dispensa ser efectuada pela Farmácia Hospitalar aos doentesde ambulatório.

As farmácias de oficinasão excepcionalmente autorizadas a adquirir medicamentos que se destinem a umdoente específico, de acordo com prescrição médica, desde que não existamalternativas terapêuticas em Portugal e se provenientes da União Europeia.

 

O acesso de doentes amedicamentos que ainda não detenham autorização de introdução no mercado (AIM)poderá enquadrar-se no disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 92.º do Decreto-Lein.º 176/2006, de 30 de Agosto e, consequentemente, na alínea b), do artigo3º da Deliberaçãon.º 105/CA/2007 - “Medicamentos com provas preliminares de benefícioclínico", corresponde a uma autorização individual requerida por umainstituição de saúde.

 

A instrução de pedidos deAUE para medicamentos que ainda não tenham AIM encontra-se descrita no artigo17.º da Deliberaçãon.º 105/CA/2007."

 

 

Esperança

#86 Re: Re: Re: Re: Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces.

2011-06-09 13:28

#85: Revolta... - Re: Re: Re: Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces. 

 Enquanto cidadãos livres temos duas formas de actuar democraticamente perante esta inércia economicista:

1º Interpôr uma acção contra o Estado Português no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

2º Preenchermos de forma massiva os livros de reclamações dos dois hospitais que podem requerer o medicamento e não o estão a fazer: Hospital de Santo António (Porto) e Hospital de Santa Maria (Lisboa).

A descriminação dos doentes de Portugal tem que parar!

Revolta...

#87 Re: Re: Re: Re: Re: Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces.

2011-06-09 17:57

#86: Esperança - Re: Re: Re: Re: Sigo o lema #1: Hoje por um dos meus... amanhã por alguém que tu conheces.

Concordo plenamente, mas não são meia dúzia de pacientes que vão faze-los ficar incomodados, pois acho que nem meia dúzia se arranja para fazer as reclamações. É que 99% dos pacientes aceitou o que lhes disseram, a própria associação tem é contra os associados, dizendo-lhes que é com festinhas, lanches, câmaras de televisão a mostrar apertos de mão a políticos é que se luta, ou seja o "Zé" acredita e diz que a Associação é que sabe!!! Como exemplo, soube que houve um paciente que foi abordado e perguntaram-lhe se não se queria juntar e lutar a resposta dele: "Tudo bem, onde assino..." Não é para assinar é para ir para o terreno lutar, fazer frente, e incentivar outros pacientes. " Ah, então não contem comigo, cada um por si...". Isto é revoltante.

Portanto, só nos resta o Tribunal Europeu... agora, aqui acho que era uma saída, não para conseguir o medicamento para lá (porque isto demora muitos anos e nessa altura já cá deve andar o tafamidis e outros que estão neste momento em desenvolvimento), mas para dar uma lição aos políticos (lição nenhuma, não sai do bolso deles, mas devia, saí de nós todos), por isso digo que este país é uma vergonha!!!!

Mas, pegando no Tribunal Europeu, alguém sabe como se processa? A quem nos devemos dirigir? Onde podemos encontrar financiamento (ao estado deve estar fora de questão)? Os Advogados em troca de uma percentagem gorda da possível idemnização, aceitam entrar na luta a custo zero?

A estas não tenho resposta, nem sei onde ir buscá-las. Já pesquisei, perguntei a meio mundo e nada! Ninguém me sabe responder, ou não querem. Se aqui quiserem ajudar, com gosto, terei o prazer de ouvir (ler).


Convidado

#88

2011-06-11 21:25

Fazem muita falta medicamentos como este, principalmente , porque na minha zona (Póvoa de Varzim),infelizmente ha ainda pessoas com Paramiloidoise.

Convidado

#89

2011-06-11 22:48

aclo bem que falem mais desta doÊnça ,pois eu não tinha conhecimento.

Convidado

#90

2011-06-12 11:35

Oque é bom para os outros Paises tambem é bom para Portugal.ficamos a espera que seja o mais rapido possivel muito obrigado

Convidado

#91

2011-06-12 21:44

pimenta no cu dos outros e refresco...kem merecia tar com esta doença sao os responsaveis pela entroduçao do tafamidis em portugal para sentirem o k realmente as pessoas tao a sofrer...enfim portugal e uma mizeria e so ladroes e curruptos...

Convidado

#92

2011-06-13 12:48

Uma assinatura não custa nada, mas faz a diferença.
Obrigada
Helena Almeida

#93 Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose (16 de Junho 2011)

2011-06-13 14:07

O Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose será assinalado com uma reunião científica no Hospital de Santo António/ Porto, dia 16 de Junho (próxima sexta-feira).

O programa mostra que a última intervenção será sobre o Tafamidis (+/- às 16h00): http://www.jasfarma.pt/noticia.php?id=4762
paula

#94 #93 Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose (16 de Junho 2011)

2011-06-13 19:45

Caros amigos

Dia 16 comemora-se o Dia Nacional De Luta Contra a Paramiloidose.

Confesso-vos que tenho reflectido muito, sobre este dia, sobre tudo o que ele representa...
e principalmente sobre as minhas acções em todo este processo.

Tenho lutado muito, para que todos possamos ter direito a esta medicação.
Falei com a classe politica, da qual obtive promessas sentidas de empenho na nossa causa, note-se, promessas sentidas...... apenas.

Falei com a Associação Portuguesa de Paramiloidose.
Sim porque temos uma associaçao que supostamente nos representa.
Obtive declarações de intenção. Actos concretos nunca os vi. Algumas entrevistas pontuais mas nada de relevante.

Questiono-me:
* porquê que no site da associação (http://www.paramiloidose.com/portal.html) nao existe uma única acção de luta? Afinal é o dia nacional de LUTA contra a paramiloidose.
* porquê que a associação nao se junta a esta causa e faz uma recolha de assinaturas e apresenta a petição ao Presidente da Républica?
* porquê que a associação nao informa os doentes e as suas familias da legislação que temos, nomeadamente no que diz respeito ao pedido da Autorização de Utilização Especial pelo Infarmed.
* porquê que nao inundamos os hospitais com pedidos de medicação
* porquê que nunca vi uma acção de reivindicação de direitos por parte dos associados

deparei-me com várias respostas para todas estas questões.

Mas lembram-se daquele velho ditado que diz " A UNIÃO FAZ A FORÇA"????
foi ai que eu cheguei, nos não temos força, somos tantos, todos vamos lutando como sabemos e podemos, mas todos dispersos.
Seriamos muito mais fortes unidos.
Não temos quem nos una. Porque unidos acreditem... somos mesmo muito fortes.
Não nos unem porque dá trabalho.
Nao lutam porque quem luta incomoda muita gente.
E porque afinal quem tem o problema e tem de viver com ele nao se manifesta, não faz barulho, nao faz ouvir a sua voz.

Eu vou estar presente dia 16 no Hospital de Santo António.
Apelo a todos os que possam para aparecer e lembro-vos que esta doença é nossa e nós temos que ser os primeiros a gritar, porque dizer só nao basta, que exigimos acesso a este tratameto.
Vou lá estar na sessao de abertura as 11 h. Que será feita pelo presidente da Associação o enfermeiro Figueiras, pela Dra Teresa Coelho e pelo Presidente do conselho de administração do hospital de Sto antónio, Dr. Pedro Esteves.
Gostava que pudessemos nós todos conversar, e iniciar esta nossa UNIÃO tão desconfortável para tanta gente.
Obrigada
paula

#95

2011-06-13 20:07

E porque apesar de poucas, existem iniciativas que devemos louvar, contribuir, partilhar, e multiplica-las, aprender com elas.
deixo-vos com o exemplo de luta de Barcelos. por favor sigam o link:
http://www.wix.com/gsmfest/lalala
http://avidaeumpalco.com/index.php/tag/associacao-portuguesa-de-paramiloidose/

e prestem atenção:

O evento é organizado pela Associação GSM Activo, constituída por jovens empreendedores de Barcelos cuja finalidade das suas iniciativas é ajudar Instituições de Solidariedade Social e motivar os jovens a realizar os seus projectos. Com três anos de existência e um crescimento sustentado, este evento tem-se tornado numa referência
nacional, tanto pela vertente cultural como pelo seu exemplar e nobre objectivo”, assinala a associação.

Posso também deixar a titulo informativo o que a Associação Portuguesa de Paramiloidose tem programado para assinalar este dia de LUTA:

1)
a reuniao cientifica no hospital de santo antónio, no dia 16

e

sim, porque tem mais,

dia 18
um almoço na santa casa da misericórdia da Póvoa de Varzim
esperem
com direito a lanche
a pintura em cerâmica
e folclore.

e claro algumas fotos e entrevistas....



temos aqui um bom exemplo dos que lutam por amor à causa, e dos que apenas fazem o seu papel.

PS: agora terminei mesmo!
se acham que escrevo muito, deviam falar comigo. é uma espécie de já estou farta de te ouvir moça!
aahhhh OBRIGADA aos amigos da Marinha Grande e da Figueira da Foz que aderiram em massa!!!!!

paula

#96

2011-06-13 20:27

ok ok
eu sei que tinha dito que terminei
mas ao fechar reparei que vamos em terceiro lugar no ranking das petiçoes mais assinadas.
é claro que fui ver qual era a primeira e a segunda.

1- Evanescence em São Paulo Something else 2011-05-11
2- Pela dignificação dos TOC_alargamento do prazo Modelo 22 de IRC

por favor... coloquem esta petição em número UM!!!!!!
pela dignificação de todos os cidadãos que precisam de cuidados de saude e os veem negados pelo seu pais. Que não é de terceiro mundo, é europeu e pertence à comunidade europeia. Pelo menos para pedir verbas e só para algumas coisas.
Já fomos um grande pais, e porque um pais é o reflexo dos seus cidadãos, acho que está na altura de sermos grandes outra vez!

Helena Almeida

#97 Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose (16 de Junho 2011)

2011-06-14 10:29

#93: Helena Almeida - Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose (16 de Junho 2011) 

Por lapso indiquei mal o dia da semana: a reunião científica é na QUINTA-FEIRA.

O Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose será assinalado com uma reunião científica no Hospital de Santo António/ Porto, dia 16 de Junho (próxima quinta-feira).

O programa mostra que a última intervenção será sobre o Tafamidis (+/- às 16h00): http://www.jasfarma.pt/noticia.php?id=4762

Convidado

#98

2011-06-14 16:07

Nos dias que correm é de lamentar que tenhamos que pedir para assuntos desta natureza porque não diz respeito a um mas sim a todos nós.

Convidado

#99

2011-06-15 01:16

Está na hora dos nosso sistema social de saúde acordar e tomar medidas para apoiar estas pessoas!

Convidado

#100

2011-06-15 13:49

É de extrema importancia e da máxima urgência que este medicamento seja administrado aos doentes que dele dependem, para que a sua qualidade de vida não se degrade ainda mais.