Contra o aumento ABUSIVO das mensalidades 2012

Quoted post


Convidado

#333 email recebido hoje do Colegio

2011-10-27 14:02

Mensalidades / 2012
Prezados Pais

A Diretoria do Colégio tem sido procurada por pais que, cientes dos valores das anuidades para o ano letivo 2012, nos pedem para esclarecer os critérios ou índices utilizados.

A fixação dos valores das anuidades - e, por consequência, das mensalidades - tem como critério a sustentabilidade operacional da entidade, sendo proporcional aos custos efetivos.

Tradicionalmente, o cálculo dos valores das anuidades, tem apenas se avizinhado dos índices oficiais de inflação, sendo tais indexadores referências para previsões no exercício futuro. Como o Colégio não tem poupado iniciativas contínuas de aprimoramento pedagógico-educacional, os custos agregados têm sido maiores do que as receitas operacionais. Para citar alguns exemplos, ressaltamos:

ampliação da carga horária das disciplinas, ao longo dos últimos anos, para agregar mais valor à formação dos alunos e atender às novas demandas;
divisão das turmas, para aprendizado mais eficaz das línguas estrangeiras inglês e espanhol, como já ocorre com o alemão;
divisão das turmas para Produção de Texto (transformada em disciplina independente), dada a importância dessa competência no contexto atual;
ampliação da rede de apoio ao aluno, em virtude da elevação da média, com contratação de auxiliares de classe e monitores de aprendizagem, aprimoramento dos plantões de dúvida e aulas de recuperação contínua;
ampliação do Setor de Orientação Educacional (um orientador por série), para atendimento aos alunos, orientação de estudos, programa de prevenção ao bullying, resolução de conflitos da convivência, entre outros;
criação da Direção de Tecnologia Educacional, com contratação de uma equipe de professores especialistas em educação tecnológica adequada a cada faixa etária, com formação e experiência diferenciadas, para atuar em aula junto aos professores de classe;
ampliação do programa de formação continuada dos professores, a fim de que se atualizem na tarefa de educar neste mundo de aceleradas mudanças.
Paralelamente, o Colégio tem aprimorado seus sistemas de gestão, de modo a aumentar a eficiência dos processos administrativos, de controle de custos, de serviços gerais e infraestrutura alocada.

Reiteramos que a Fundação subsidiou o incremento de custos de tal estrutura ao longo dos últimos anos, sem repassá-los às famílias. Em 2012, o repasse faz-se necessário para manter a qualidade que sempre nos caracterizou.

Há indicadores fortes de que as ações de melhoria e os ajustes efetuados estão na direção certa, já trazendo resultados positivos.

Continuamos à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,


Celina Cattini
Diretora Geral
José Luiz Aliperti
Diretor Executivo

Respostas


Convidado

#385 Re: email recebido hoje do Colegio

2011-10-28 04:36:15

#333: - email recebido hoje do Colegio  

 

Toda esta estrutura já é muito bem paga com as mensalidades, que nos últimos anos têm sempre subido mais do que a inflação, ao contrário do que diz a carta. É por isto que escolhemos colocar nossos filhos no Colégio, dona Celina. Difícil de entender que a melhoria da eficiência administrativa tenha como resultado o aumento abusivo de preços. Na opinião de muitos, isto demonstra INEFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA, já que a eficiência deveria trazer também economias diversas, além das evidentes melhorias qualitativas que se fazem necessárias no Porto Seguro.